A Valve promoveu na noite da última quinta-feira (25) o retorno da Dust2 à rotação competitiva do Counter-Strike 2, removendo assim a Overpass pela Dust2 da lista de mapas utilizados em campeonatos.
Porêm a alteração não parece ter agradado à comunidade, com jogadores, treinadores, comentaristas, analistas e personalidades reagindo negativamente à substituição:
“Tá brincando que tiraram a Overpass“, escreveu Gabriel “FalleN” Toledo, capitão da FURIA, nas redes sociais. Já Jonathan “EliGE” Jablonowski, da Complexity, classificou este como “o pior map pool de todos os tempos.”
Rasmus “HooXi” Nielsen, capitão da G2, também expressou descontentamento com a mudança: “Por que tirar o melhor mapa da rotação para colocar a Dust2?“, questionou.
O treinador da Team Liquid, Wilton “zews” Prado, fez um “resumo da Dust2”, destacando a crítica predominante da comunidade em relação ao mapa: a falta de variedade tática.
“TR: Me dá respawn fundo…. ah, não tenho? Bora dominar varanda e depois fazer split A ou split B. CT: jogo B e já sei que saí da base com metade da vida porque vou tomar varado“, escreveu o brasileiro.
O canadense Conner “Scrawny” Girvan também questionou a decisão da Valve ao reintroduzir um mapa conhecido por ser um tanto monótono sem grandes mudanças.
“O fato de eles terem reintroduzido a Dust2 apenas com spawns aleatórios realmente mostra o quão pouco esforço eles colocaram na tentativa de melhorar o mapa para o competitivo“, lamentou.
Jacob “Pimp” Wienneche expressou sua preferência por ver a Vertigo sendo removida da rotação, embora tenha mostrado contentamento pela mudança e solicitado trocas mais frequentes no cenário competitivo.
“Tirar a Overpass antes da Vertigo é um crime. De todo modo, feliz por ver a Dust2 retornando e feliz por ver uma mudança na rotação competitiva“, explicou.
“Eu amaria ver isso uma ou duas vezes por ano para manter as coisas frescas, talvez com mapas novos ou completamente renovados“, contou.
Por fim, o neerlandês “Don Haci“, uma das mais conhecidas personalidades do cenário, endossou o coro pelo retorno da Train: “Queremos a Train de volta, não a Dust2“, resmungou.
“Imagina jogar uma MD3 em LAN e os mapas são: Dust2, Anubis e Mirage. Três mapas empoeirados e arenosos, com um filtro laranja por três horas seguidas“, criticou.